História do Ritual
Este Ritual foi transmitido a Marcela Lobos por um grupo de mulheres da Tribo Shipibo, na Amazónia Peruana, conhecidas como Mulheres Livres.
Ao longo de dez anos, Marcela mergulhou nos hábitos e práticas dessas mulheres, acolhendo profundamente os seus ensinamentos.
Somente após esse tempo de integração, ela recebeu a mensagem de que o seu útero estava pronto para acolher o Ritual da Benção do Útero e que era chegada a hora de o partilhar com o maior número possível de mulheres. Marcela recebeu esta benção em março de 2014.
Desde então, Marcela transmitiu o Ritual diretamente a 200 mulheres. Hoje, esta benção percorre o mundo, sendo passada de mulher para mulher, de útero para útero, fazendo florescer uma comunidade de guardiãs, curadoras e nutridoras de si mesmas, das suas ancestrais e da Mãe Terra.
Este Ritual é acessível a todas as mulheres, de todas as idades.
Embora esteja profundamente conectado à linhagem feminina e tenha como foco o útero, os homens também podem recebê-lo, pois possuem um útero etérico. Nestes casos, a iniciação ocorre de forma distinta e eles não devem transmitir o Ritual.
Eu e o João recebemos este Ritual em julho de 2024, pelas mãos da Ana Sofia, que o recebeu diretamente de Marcela Lobos.
Cada Ritual Munay Ki é uma transmissão energética de cura individual. Este, em particular, dedica-se à cura do feminino.
Ao todo, existem 10 Rituais Munay Ki. Este, considerado o décimo, é também conhecido como o 13.º Ritual, em homenagem ao princípio feminino ligado ao ciclo lunar das 13 luas.
Durante esses ciclos, as mulheres recolhiam-se em círculos, onde partilhavam sonhos, experiências e medos. Com a menstruação, libertavam-se das energias antigas que haviam carregado, preparando-se para uma nova fase fértil, até à próxima lua.
Assim, a energia feminina era harmonizada e fortalecida, reverberando até às raízes da ancestralidade.
Este Ritual tem a grandeza de purificar e harmonizar o lado feminino presente em cada Ser, estabelecendo uma profunda conexão com a Grande Mãe — a Mãe Terra. Traz cura e elevação, promove a libertação do peso do passado e abre o coração para o Amor.
É uma cerimónia de purificação e de libertação. Libertação de padrões, medos, memórias e crenças limitantes que o útero carrega. Não só o útero de cada mulher, mas também os das suas ancestrais, através da linhagem feminina.
O útero é o centro do nosso poder criativo e sexual, o espaço sagrado onde nasce uma nova vida, novos projetos, novas relações e até novas formas de nos relacionarmos com o mundo. A energia do útero influencia tudo à nossa volta, por isso, é essencial que a mulher se reconecte com o seu verdadeiro poder, com a sua sabedoria intuitiva, amorosa, criativa e espiritual. Estas capacidades, por tanto tempo reprimidas, estão agora a ser restauradas.
Ao receber este Ritual, cada mulher passa a poder transmiti-lo, tornando-se um canal de cura e libertação para outras mulheres. E, ao expandir-se, este Ritual também cura os homens e a própria Mãe Terra. À medida que a mulher se liberta, abre espaço para o seu empoderamento e para a manifestação do seu Sagrado Feminino.
Quando nutrido com verdade, o útero deixa de carregar as memórias do medo, da dor, da culpa...A sabedoria ancestral do útero é relembrada e as mulheres tornam-se criadoras conscientes do mundo que desejamos para os filhos dos nossos filhos.
Ao receber este Ritual, mulheres e homens tornam-se unos com a linhagem das Guardiãs do Útero. É tão essencial que os homens sejam Guardiões do Útero quanto as mulheres. A forma de o serem é apoiando as mulheres nas suas jornadas de cura e de transformação.
Quando um homem participa numa cerimónia feminina, pode ocorrer uma cura profunda e sagrada em todos os envolvidos. Ele pode tocar música suave, ajudar a criar o altar e a sustentar o espaço com a sua presença, tornando o ambiente ainda mais bonito, acolhedor e sagrado.
Conexão com as Mulheres Livres da Tribo Shipibo
As Mulheres Livres da Tribo Shipibo guardam um conhecimento ancestral profundo, transmitido de geração em geração através dos Kené, padrões geométricos sagrados que são muito mais do que arte. São linguagem, são oração, são memória viva.Cada desenho Kené carrega histórias, cânticos e saberes espirituais. Ao tecê-los, as mulheres não só embelezam o mundo visível, como também, equilibram e curam o invisível.
A Floresta e o Rio são vistos como seres vivos, dotados de espírito, alma e consciência. Precisam ser respeitados, escutados e honrados como Mestres e Guardiões.
Num momento de conexão, senti a presença do símbolo Ronin Kené — o dragão e a imensa serpente que, segundo os antigos sábios, habitam o fundo das águas sagradas.Este símbolo representa a vibração espiritual e energética dos rios, lagos e ribeiros, revelando que as águas são seres vivos, com pensamentos, sentimentos e consciência própria.Cada curso de água possui um Guardião, que os Shipibo chamam de Mãe.
Os Dragões Ronin, segundo a tradição, têm os corpos adornados com desenhos Kené, marcas de poder espiritual e de beleza sagrada.São considerados Seres de uma força espiritual imensa, quase divina, que nos lembra da sacralidade da Natureza e da necessidade de nos reconectarmos com ela.
Quem vos irá acompanhar
João Carreira e Isabel Pena, duas Almas que caminhavam, cada uma, na direcção do seu Propósito Divino, quando os seus caminhos se cruzaram.
Na mochila ele levava sementes de Cura e ela, sementes de Alma. Dois mandaleiros vindos à Terra para caminhar em direcção à Luz, Corações que se espelham e decidem crescer juntos, com a benção do seu Espírito Guia de quatro patas, para sempre Flaya.
Um Amor vindo dos três os envolve e hoje, semeiam juntos como CurAlma.
O Espaço que vos irá acolher
Na linda praia fluvial da Mendacha, junto à nascente e banhada pelas águas puras e cristalinas do Agroal.
A energia de troca para este evento será de 22€.
O que deves trazer
✨️ Um xaile ou lenço, em honra à tua linhagem feminina e às ancestrais que caminham contigo
✨️ Uma saia ou vestido, como símbolo da tua conexão com o Sagrado Feminino
✨️ Alimentação saudável e água para te manteres nutrida e presente
✨️ Um objeto especial para consagrar durante a cerimónia
✨️ Pés descalços, para sentires a terra e te conectares com a Mãe
✨️ Um coração aberto, pronto a receber, partilhar e transformar
✨️ Conhecer a letra da Canção da Água, que será partilhada por nós
Contactos
Isabel Pena e João Carreira 917264922 / curalma.pt@gmail.com
** Por favor confirma tua presença com uma mensagem privada
Abraçamos-vos com muito Amor e Luz 🌹🌹
CurAlma
João & Isabel